Mantenha a manutenção do veículo em dia

Conduzir um carro sem que você tenha segurança do quão bom ele se encontra é uma circunstância bem desagradável, não é mesmo? A fim de auxiliar você, reservamos algumas informações para que você possa ficar antenado na manutenção preventiva e corretiva e da importância da conservação do seu automóvel!

Calibração exercida de forma errada cria prejuízos ao condutor

Para o motorista, o o grande problema dos pneus descalibrados é a falta de constância e trepidações no volante. Para o automóvel, a baixa quantidade de pressão gera desgaste prematuro de peças da suspensão e dos próprios pneus.
Além do mais, existe o consumo em excesso de combustível. Contudo não é apenas a baixa pressão que gera falhas nos pneus. Encher mais do que é sugerido é mais um equívoco.
Pressão excessiva causa o desgaste intenso da banda de rolagem e danos ao alinhamento do carro.
Outra sugestão valiosa é jamais fazer a calibragem dos pneus após um longo percurso.
A alta temperatura faz com que eles ampliem seu tamanho, desse modo não apresentando o número real da pressão da parte interna da borracha.
A calibração deve ser realizada a cada semana ou, apenas, a cada 15 dias.

O freio está apresentando problemas? Descubra aqui como identificar!

1 – Espessura Existe um material de atrito das pastilhas com o disco de freio, o tamanho útil desse material deve ser de três milímetros.
Empresas com especialidade em freios são aptas a fazer esta mensuração e verificar se a espessura está abaixo do ideal.
2 – Duração da frenagem Caso o veículo esteja apresentando uma baixa eficácia no ato da frenagem ou levando um tempo maior para parar, o recomendado é examinar as pastilhas.
3 – Pedal Fundo O ideal é que o pedal de frio desça até a metade e posteriormente provocar um efeito de que bateu em algo duro. Caso o pedal esteja descendo mais que o normal procure uma assistência técnica.
4 – Painel de luz Certos carros têm uma luz no painel que acende sempre que a pastilha está desgastada. Caso ela acenda, óbvio que está na hora de alterar as pastilhas de freio.

Tamanho dos pneus impacta na condução do veículo

manutencao-carro Todo pneu dispõe de informações encontradas nas laterais as quais estão relacionadas as medidas de largura, as medidas do aro, o limite de carga sustentado, etc.
Todos esses fatores impactam na qualidade de dirigibilidade do seu veículo. Um pneu mais grosso será mais duro, ou seja, mais estável.
Esse tipo de pneu é o indicado para veículos de grande carga e do mesmo modo para os que possuem maiores torque e potência. A largura e consequentemente a dureza dos pneus evitam a perda de tração ao dirigir. É importante ficar atento sempre que trocar os pneus do seu automóvel.
Dado que com medidas exageradas causam bastante desvantagem na condução do seu automóvel. As montadoras fornecem os parâmetros dos pneus que devem ser utilizados no seu automóvel, dessa forma garantindo uma melhor experiência para você conduzir.

Amortecedor desgastado, condutor ESTRESSADO!

amortecedor-carro Na maioria das vezes, a importância necessária não é dada ao amortecedor do veículo por ele não se mostrar tão evidente. Mas, devemos lembrar que é por causa dele que temos segurança e maior comodidade dentro dos nossos automóveis. De acordo com a pesquisa elaborada pela Monroe, o desgaste do amortecedor atua totalmente na fadiga do condutor, no qual um amortecedor com apenas 50% da sua eficácia consegue aumentar em 26% a exaustão do motorista. Além da exaustão, os ensaios da Monroe afirmaram que o estado ruim dos amortecedores, influencia ainda na frenagem, no qual é possível adquirir um adicional de dois metros e meio na frenagem. Dessa forma, dispomos de um aumento relevante nas possibilidades da ocorrência de um acidente. Consequentemente, é muito importante que você faça uma revisão nos amortecedores do carro a cada 10 mil quilômetros dirigidos.

Veja os principais sinais de avaria em um amortecedor

Travagem: O ato de dirigir o seu veículo com o sistema de amortecimento muito gasto expande o distanciamento de travagem do seu automóvel.
A iluminação do automóvel: No momento em que os amortecedores não encontram-se em condições boas, os faróis frontais balançam e não iluminam as ruas de forma igual.
Os pneus: os amortecedores, a partir do momento que estão corroídos, aumentam o desgaste dos pneus e impedem que estes se adiram de uma forma correta ao asfalto.
Performance na estrada: A partir do momento em que sente que o seu veículo começa a “fugir” em uma curva, ou que estremece sempre que se depara com uma lufada de vento mais forte.
A condução do carro: no momento em que a direção do automóvel permanece fora de alinhamento logo após o condutor realizar uma curva. O volante fica com dificuldade na hora de voltar para o seu posicionamento de início e o condutor é “obrigado” a fazer o alinho das rodas do automóvel.

Observe a forma de detectar se o amortecedor do veículo se encontra estourado

De crucial importância para o movimento dos carros, os amortecedores funcionam para essencialmente conservar os pneus em atrito com o solo e auxilia na absorção dos atritos sofridos pela lataria nas vias com muitos buracos das cidades grandes.
Os principais resultados de um amortecedor estourado são:- Retorno insuficiente da direção, dureza ou barulho excessivo;
– Vazão frequente de fluido do amortecedor ou da estrutura da suspensão;- Amortecedor com amassados ou deteriorado;
– Inclinação em grande quantidade ou instabilidade durante a freada;
– Balanços ou reclinação quando trocar de faixa;
– Desgaste de maneira irregular dos pneus;
– Direção demasiadamente rígida, irregular ou sem estabilidade;
Fique esperto se o seu automóvel possui qualquer um destes sinais. Caso apresente, procure na hora uma oficina e realize a troca das peças.

Conheça 4 sugestões para não cometer erros com o óleo do automóvel

1 – Troca de óleo

Ela deve ser feita quando atingir o período recomendado pelo fabricante. Essa informação é muito clara no manual do comprador. Caso você não saiba, veja o manual de instruções.

2 – Nivelar a quantidade de óleo

Com o uso do veículo, a quantidade de óleo reduz um pouco devido às folgas do motor e à queima parcial na câmara de combustão. Desse jeito, enquanto não chegar a hora da troca do óleo, vá completando a quantidade. Isso não é errado.

3 – Filtro de óleo

Sempre que trocar de óleo, o filtro de óleo também deve ser trocado. Isso garante que seu motor fique livre de demasiada sujeira.

4 – Óleo preto

Esqueça aquele papo de que óleo escurecido é sinônimo de velho. Longe disso, se está preto é sinal que está lubrificando do jeito certo. O que vale são os períodos de troca que constam no manual de usuário.

Defeitos na mecânica geram dificuldades no momento da troca de marchas

Em determinadas ocasiões, a dificuldade no engate das marchas é um defeito na mecânica, veja:
Cabo de embreagem – O principal sintoma do cabo de embreagem com defeito é a partir do momento que o pedal fica duro.
Fluido de embreagem – Nos carros que apresentam sistema hidráulico de embreagem, é vital realizar a averiguação do fluido e seguir a recomendação do fabricante com relação a substituições.
Estrias do disco – A falta de lubrificação ou a presença de ferrugem do eixo piloto causa interferência no deslocamento do disco.
Platô – A abertura do platô de embreagem fica comprometida a partir do momento que uma ou mais chapas tangenciais estão deformadas. Rolagem do eixo piloto – No momento em que está avariado, produz ruídos na ocasião em que é acionada a embreagem e ao arrancar com o automóvel.
Óleo na caixa – Caso não seja trocado de modo correto, a caixa tem a possibilidade de ocasionar ruídos e desgaste demasiado em suas engrenagens.

Catalisador com defeito aumenta gasto de combustível

O catalisador é o principal elemento do veículo imcubido da redução de poluentes ao meio ambiente. Além de ser exigido por lei, ele é primordial para o desempenho adequado do motor.
Em casos de defeito, o veículo vai sofrer com aumento de consumo de gasolina. A melhor maneira de conservar o catalisador é fazer corretamente a manutenção preventiva.
Motor desajustado, velas com sujeira e injetores de combustíveis com defeito encontram-se entre os vilões centrais do catalisador.
O uso habitual de combustível com adulteração também pode prejudicar a peça. Se o catalisador encontrar-se com mau funcionamento, o condutor consegue sentir os efeitos, além do gasto demasiado.
Os mais frequentes são: aceleração com lentidão, arranque custoso e perda de potência em velocidades perto de 80 km/h.

Combustível Alterado É capaz de Obrigar Limpeza No Tanque

Abastecer com gasolina questionável é capaz de obrigar a limpeza do tanque. Em automóveis fabricados antes do ano 2000, a lavagem era bem aconselhada.
Nos dias atuais, caso o combustível usado seja de boa qualidade, não há precisão de efetuar a limpeza do reservatório.
Caso você venha a utilizar combustível de procedência duvidosa e perceba algumas contrariedades no carro, busque um profissional para limpar o reservatório.
A sujeira depositada no reservatório tem possibilidade de ir junto com o combustível para o motor e afetar outros componentes. O mais frequente é gasolina com excesso de álcool, o qual possivelmente causa graves avarias a automóveis os quais não são flex, mas ainda há combinação com substâncias proibidas, além de etanol e diesel com grande quantidade de sujeira.

Cuidados com a embreagem evitam desgaste precoce

cuidados-com-carro – Tente não deixar o carro engrenado enquanto estiver parado.- Nunca descanse o pé sobre o pedal da embreagem. Essa prática separa o platô do disco e acarreta o lixamento do disco.
– Não arranque com o automóvel engrenado em segunda marcha. Priorize sempre a primeira marcha ao iniciar o movimento e assim por diante.- Ao variar a aceleração, mude de marcha gradativamente, de maneira ordenada e consoante com as rotações do motor.
– É importante acertar a sincronização em soltar a embreagem e acelerar o veículo para arrancar. No caso de você acelerar muito e soltar menos a embreagem, acontece a famosa “queimada da caixa de embreagem”.
– Caso o carro encontre-se em algum local inclinado, num morro, por exemplo, jamais utilize a embreagem/acelerador com o intuito de deixar o veículo parado. Use o freio de mão para essa finalidade.

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