Veja como definir a suspensão de carro ideal

Você em algum momento já ouviu falar em suspensão de carro, tenho certeza disto! Entretanto, na ocasião em que falamos em suspensão, você pressupõe que é somente uma mola relacionada à roda do automóvel. Não é mesmo? Negativo! Veja o porquê!
Vamos falar aqui relativamente mais no que diz respeito aos 3 modelos de suspensões , no sentido de auxiliar você a fazer a mais adequada seleção para seu amado automóvel.
A suspensão vale a sua atenção, visto que é um dos sistemas mais essenciais para o funcionamento adequado de um automóvel. É precisamente ela quem garante a estabilidade do automóvel e absorve os impactos do veículo com o asfalto, garantindo um maior conforto ao motorista e os passageiros.
É muito fundamental que o motorista preste atenção no comportamento da suspensão de seu automóvel e a preserve com as suas adequadas revisões.
No Brasil, os três principais e mais comuns modelos de suspensão são o fixo, a ar e rosca. Entretanto, diversas pessoas não entendem apropriadamente como atuam estes 3 tipos de suspensão, as essenciais propriedades e diferenças.

Suspensão a ar

suspensao-ar A suspensão a ar está cada vez mais comum e no pensamento daqueles que desejam rebaixar o seu veículo, no entanto quem julga que ela é uma invenção nova, está completamente enganado!
Ela existe a contar dos anos 40, momento em que se procurava uma alternativa a fim de aprimorar a estabilidade dos veículos de competição nos EUA.
A primeira suspensão a ar segura a qual podia ter uma utilização prática foi desenvolvida pela Firestone especialmente para o último exemplar Stout Scarab Experimental, apresentado em 1946, que inclusive foi o primeiro automóvel com carroceria de fibra de vidro no planeta.
O princípio era o mesmo dos sistemas modernos: quatro bolsas de ar trocavam as molas convencionais, e possuíam sua pressão regulada por quatro pequeninos compressores ligados a cada uma das bolsas.
Basicamente, a suspensão a ar é o emprego de bolsas de material elastômero, usualmente borracha sintética trefilada ou poliuretano, inseridas em agrupamento ou substituindo a suspensão mecânica natural de um automóvel. São apresentadas em vários formatos, dimensões e capacidades de carga.
Essas bolsas de ar podem ser infladas deslocando o conjunto original com o intuito de equilibrar uma carga extra nivelando o veículo.
No local das molas são postas estas bolsas de ar que farão a ajustagem de altura do automóvel. Ao travar o ar, o veículo levanta e no momento em que o sistema é acionado outra vez, o ar é despejado do interior das bolsas para o lado de fora, fazendo dessa maneira com que o veículo se rebaixe inteiramente.
Mas, existe a necessidade de um dispositivo que controle a estatura de rodagem. Este equipamento chama-se válvula niveladora, que de preferência tem a necessidade de ser eletrônica, pois o condutor dificilmente é capaz de exercer essa regulagem.

PROS

 

 

    • Ajuste de estatura e manuseio em tempo real. Lombadas tornam-se obsoletas!

 

    • Conservação de componentes baixos e caros e prevenção de estragos ao chassi.

 

    • Molas de ar progressivas, bastante equivalentes às suas molas helicoidais.

 

    • Níveis ajustáveis das molas.

 

    • Altamente flexível.

 

    • Não existe outro modo de adquirir uma altura rebaixada e manter-se funcional.

 

    • Adaptação breve a aumento e alteração de peso.

 

    • Diminua a estatura do carro sem sacrificar a qualidade da condução.

 

    • Chamar atenção em qualquer lugar que estacionar!

 

 

DESVANTAGENS

 

 

    • É mais caro do que suspensões de molas helicoidais.

 

    • O procedimento de instalação é mais difícil.

 

    • O processo de instalação é mais oneroso.

 

    • Mais componentes são necessários.

 

    • Em alguns casos são necessárias alternâncias permanentes de chassi.

 

    • Já mencionamos que é bastante caro?

 

 

Curiosidades em relação às suspensões a ar

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    1. Posso acionar a suspensão com o automóvel movimentando-se?
      Afirmativo, você pode estar acionando a suspensão a ar com o automóvel movimentando-se, sem complicações.

 

    1. Qual o benefício de usar suspensão a ar?
      Se preferir por usar um sistema de suspensão a ar no seu carro terá várias vantagens como: precisar se incomodar mais com lombadas, quebra molas e outras variações, dado que vai poder subir e descer o sistema de suspensão sempre que for necessário.

 

    1. Como é recarregado o ar que a suspensão usa?
      O modo mais conveniente e eficaz de se carregar o ar utilizado no sistema de suspensão é usando um compressor, que, de modo geral, já acompanha o kit de suspensão a ar.

 

    1. Posso usar compressor de pneus na minha suspensão a ar?
      Muitas pessoas tentam usar compressor de pneu na suspensão, e isto, além de produzir graves perigos à segurança do veículo, inclusive compromete a finalidade da sua suspensão. Os compressores para pneus não possuem a mesma pressão que os compressores específicos para suspensão a ar.

 

    1. Quais veículos podem receber suspensão a ar?
      A suspensão a ar é capaz de ser utilizada em praticamente todos os tipos de veículos.

 

    1. As bolsas correm risco de estourarem?
      Se o kit de suspensão a ar que você estiver utilizando for de primeira linha, não. No entanto geralmente é aconselhado levar o automóvel para uma inspeção de rotina, assim você se certifica de que está tudo bem com seu veículo. Em geral, um kit de suspensão a ar é capaz de durar muito tempo caso sejam feitas as devidas prevenções.

 

 

Suspensão a Rosca

Sua atividade ocorre mediante um dispositivo formado de um tubo roscado e flange, que unidos são interligados aos amortecedores ou diretamente no eixo de trás do veículo, propiciando que seja feita a regulagem de altura somente com o rosqueamento a mão do conjunto.
A suspensão a rosca fornece maior movimentação, e pode ser maravilhosa para quem deseja encarar vários tipos de áreas, já que ela pode ser controlada manualmente.
Para quem deseja tunar o veículo é vantagem instalar esse kit, além de ser de valor mais em conta que a suspensão a ar, esse kit certifica inteira proteção e estabilidade ao veículo.

VANTAGENS

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    • Mais garantida que a suspensão a ar.

 

    • Despesa bastante baixa.

 

    • Estabilidade ( já que você não corre o risco de romper uma bolsa em uma curva)

 

    • Custo/Benefício

 

    • Agilidade de modificação na altura: Em cinco minutos você reduz ou sobe as quatro rodas

 

    • Resistência: Ferro tem maior durabilidade do que borracha

 

 

Contras

 

 

    • Sugerimos comprar novos amortecedores constantemente do vendedor da suspensão, ou encontrar onde o mesmo compra e conseguir do mesmo tipo, a fim de não trocar a pressão dos amortecedores.

 

    • Toda vez que mexer na altura você vai sofrer uma perda no alinhamento.

 

 

Suspensão Fixa

Esse modelo de suspensão é composto por um conjunto com 4 amortecedores e 4 molas preparadas. Com este tipo, o carro pode ser rebaixado a uma estatura correta adequada para o modelo, propiciando maior aconchego e segurança.
É bem utilizada por quem conta com um veículo de alta performance, com motores feitos para perfazer grandes velocidades, uma vez que costumam ter necessidade de mais equilíbrio e, por causa disso, o melhor exemplar é a suspensão fixa, a qual pode ser instalada na altura ideal para o padrão e o perfil de piso que seu veículo vai enfrentar.

Como é realizado a modificação afinal?

modificacao-suspensao-fixa Existem duas maneiras de realizar projetos de suspensão fixa:
Cortando, Aquecendo ou Prendendo as Molas com Presilhas: Além de proibido ( dado que não permitem a normalização junto ao DETRAN), essa atividade é excessivamente perigosa, dado que mudam a estrutura das molas originais e crescem a ameaça de acidentes por rompimento;
Utilizando Molas Esportivas : Desenvolvidas exclusivamente para o modelo do carro por fabricantes de molas e amortecedores, equipa o agrupamento de suspensão atendendo a legislação de trânsito, ou melhor, além de seguro ainda evita sanções e tomada do veículo, já que são capazes de ser tranquilamente regularizados.

Suspensão reforçada

É um conjunto de molas, amortecedores e barras estabilizadoras. Nos carros off-road é habitual achar molas semi-elípticas ou helicoidais e Duplo A – um tipo de suspensão -, que são mais robustas e reforçadas para aguentar intensos impactos,fortes pancadas.

Distinção Entre Suspensão Preparada E Molas Aparadas

Ao comentar que possuímos um carro com suspensão preparada, estamos dizendo que o automóvel é, de fato, rebaixado.
Para os amantes de veículos baixos, o método mais confiável e mais certo para alterar seu veículo é optando por suspensões, isto é, o carro vai trabalhar com sua altura modificada, entretanto o aconchego e a segurança continuam!
Muitas pessoas decidem por rebaixar seu veículo cortando as molas da suspensão. Esse definitivamente não é o jeito apropriado, porque na ocasião em que você corta as molas, o automóvel trabalha com a altura do amortecedor reduzida fazendo desse jeito com que aquele amortecedor não absorva impacto e sim a mola, o transformando naquele inesquecível veículo “Pula-Pula”.
No momento em que você conduz com a suspensão preparada, o conjunto mola e amortecedor já vem no tamanho adequado com o intuito de se adquirir o amortecimento, fazendo com que a suspensão trabalhe com mais conforto, absorvendo, de um modo mais confortável, os choques obtidos pelo conjunto de suspensão.
Por esse fundamento, na ocasião em que decidir por rebaixar seu veículo, pense em primeiro lugar fazer um serviço que garanta sua segurança e seu bem-estar e que não venha trazer consequentes complicações para seu automóvel.

A suspensão é semelhante para todos os automóveis?

suspensao-veiculos-igual Cada tipo de veículo tem um perfil de suspensão e, no total, podemos encontrar 3 padrões: independente, semi-independente e completamente dependente.

 

    • No padrão independente, cada roda recebe os impactos das falhas do solo sem transferir para outra do mesmo eixo;

 

    • No semi-independente, uma porção dos choques é movido para a outra roda;

 

    • No modelo dependente, os processos de uma roda são notados nas outras rodas do eixo.

 

Dependendo do tipo do carro, existe a probabilidade de existir dois tipos de suspensão: uma de trás e a outra dianteira.

Compreenda o sistema de suspensão

 

Molas e amortecedores

Unidos, mola e amortecedores compõem a essencial atividade de amortecimento no que se refere à variação do chão. Graças a sua flexibilidade, a mola é o componente mais eficaz a fim de filtrar as falhas do solo. Já o amortecedor age em agrupamento com a mola para aliviar as falhas da pista.
Por trabalharem em conjunto, no geral os dois devem ser examinados no momento em que o veículo chega aos vinte mil quilômetros rodados e trocados aos 40.000 quilômetros rodados, ou segundo a recomendação de cada fornecedor.
Em alguns casos, o automóvel pode chegar a rodar até 50 mil quilômetros sem a exigência da substituição e com funcionamento em bom estado. Entretanto, com a má qualidade de grande parte das ruas do Brasil, quase permanentemente cheias de buracos, e estradas de terra ou de trechos ruins, é importante que o motorista fique atento.
Existe a possibilidade de descobrir problema nos amortecedores caso o veículo apresente oscilação na carroceria em linha reta e com barulhos vindos da suspensão. Já nos amortecedores, os problemas conseguem acontecer antes ainda que eles comecem a afetar o equilíbrio do automóvel ou fazer barulho.
Por este propósito, toda vez que for fazer um alinhamento ou balanceamento, solicite ao profissional para ele dar uma olhada se não há vazamento ou se as hastes estão limpas.

Braço oscilante

braco-ocilante O braço oscilante também é um dos segmentos da suspensão de carro e tem como intuito servir de apoio para a coluna de suspensão, que é articulável.
Se o motorista sentir certa divergência ao apanhar a condução, seguida de algum ruído na suspensão, pode ser que as buchas do braço oscilante encontrem-se gastas ou danificadas, sendo necessário substituí-las.

Pivô de suspensão

O pivô de suspensão atua para o bom funcionamento do braço oscilante. Isso pois, sua finalidade é a de auxiliar a coluna de suspensão em seu movimento, possibilitando o ângulo de oscilação do braço. Caso estejam gastos, ocasionarão ruídos que podem prestar de alarme ao condutor.

Barra estabilizadora

Este item é responsável pela estabilidade do automóvel em altas velocidades, em retas e curvas. Além do mais, a barra estabilizadora origina a ligação entre as colunas de suspensão e é fixada à carroceria por buchas de ligação, e às colunas por meio de bieletas.
Estas são peças que evitam que o carro se firme nas rodas ao realizar uma curva, auxiliando a controlar a estabilidade da carroceria e, portanto, prevenindo acidentes. Assim como os demais itens, a falta de equilíbrio e ruídos podem sugerir um indício de mau funcionamento da barra estabilizadora.

Kits de suspensão – preço e conteúdo

 

Kit de suspensão comum

Imagem relacionadaO kit, que costuma ser formado por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa, pode variar o valor de acordo com fabricante e distribuidora.
No geral, o kit sai numa faixa de seiscentos reais, entretanto é capaz de chegar a custar R$1000 dependendo da distribuidora.

Kit de suspensão a rosca

O kit de suspensão a rosca contém os itens: dois ou quatro AMORTECEDORES PREPARADOS (REMANUFATURADO), 4 MOLAS ESPECIAIS, 4 AGRUPAMENTO DE REGULAGEM (ROSCADA/USINAGEM CNC), 1 PAR TELESCOPIO – (ENCURTADOS COM CUBOS E ROLAMENTO).
O preço do kit é capaz de variar em uma média de R$600 e R$1000, variando de montadora para montadora e inclusive do tipo do automóvel.

Kit de suspensão a ar

A suspensão ar integra particularmente os seguintes aparelhos: compressor, cilindro, relógios, bolsas.
Atualmente o preço de um kit de suspensão a ar também é bem salgado, contudo muito recompensador. Um kit integral custa de R$2500 a R$3500 Reais. Já um kit mais comum menos o compressor varia de R$1500 a R$2500. A diferença é que sem o compressor o cilindro não se enche de ar sozinho, e sendo assim o motorista tem que completá-lo com ar.

Quais são os contras da suspensão modificada?

Se você pensa em modificar a suspensão do seu carro, fique atento às incumbências que você precisa ter antes e ao longo da condução do automóvel.

Modificação nas molas

Antes de exercer alguma mudança nas molas é importante saber que os fabricantes utilizam softwares para o seu dimensionamento, pois o cálculo abrange um grande número de princípios tal como quantidade de ligações, diâmetro, comprimento, carga, grau de declive dos elos, tensão máxima de cisalhamento do material, entre outras.
Além dessas variáveis, os engenheiros avaliam a geometria da suspensão para descobrir as exigências a que essa mola vai estar sujeita e, por fim, são sugeridos os processos térmicos que irão ser administrados ao longo do processo construtivo.
Por essa razão, peritos em suspensões não aconselham qualquer retrabalho (como é denominada a alteração) nas molas para reduzir seu tamanho, seja o aparo de certos vínculos, grampos ou ainda aquecimento. Este último causa um aliviamento de tensões no material e encurta a distância entre os elos, minimizando o comprimento inteiro da mola.
Em um primeiro instante, estes retrabalhos são capazes de satisfazer às expectativas dos consumidores, no entanto, no médio prazo, complicações surgem: amortecedores estourados, trincas na longarina, trincas no túnel e batentes dos amortecedores danificados poderão ser os primeiros prejuízos.
Se tiver vontade de alterar as molas, mais apropriados são os kits de molas esportivas, distintas para cada modelo de veículo. Além de dimensionadas pelo fabricante, elas asseguram a diminuição da altura com algum conforto e, especialmente, dão uma aliviada aos demais componentes da suspensão de carro.

Deve-se evitar altas velocidades

alta-velocidade Todos entendemos que os veículos originais de indústria são condicionados em testes variados de resistência e desempenho. Equipamentos particularmente desenvolvidos para este propósito localizam possíveis problemas de projeto e estabelecem os limites de fadiga de materiais e, em contrapartida, e com toda essa estrutura, os problemas surgem.
A circunstância fica mais delicada quando o esquema original é modificado, por este fundamento é essencial não utilizar altas velocidades. O estouro de um amortecedor ou quebra de uma mola é capaz de colocá-lo em uma circunstância difícil se você encontra-se além de cem quilômetros por hora.
Existe uma consciência muito grande entre quem adora realizar alterações. A maior parte sabe que possui veículos especiais e que este fato vale atenção duplicada acerca dos zelos com conservação preventiva. Dessa forma, acabam sendo mais zelosos do que várias pessoas que conservam seus veículos originais.
Eles entendem que, a qualquer vestígio de oscilação ou barulho, deve-se encostar o veículo e elaborar uma análise detalhada das peças envolvidas na personalização.

Vai alterar, necessita legalizar!

Não é unicamente mostrar desejo, tomar conta do veículo e saber da lei. Mudar o carro envolve uma série de questões burocráticas. Observe a seguir como funciona o procedimento:

 

    1. Confira se a transformação a qual pretende implementar no veículo é autorizada (resoluções 291 e 292 de 29/08/2008 do Contran)

 

    1. Solicite ao delegado do Detran permissão preliminar para transformação das propriedades originais do veículo

 

    1. De posse dessa autorização prévia somada a nota fiscal dos trabalhos efetuados no carro, procure um posto de verificação autorizado pelo Inmetro com o objetivo de fazer a análise da nova suspensão

 

    1. Se seu carro for autorizado, você receberá o Certificado de Segurança Veicular (CSV) remetido pelo Inmetro

 

    1. Para finalizar, é necessário levar o CVS ao Detran a fim de documentar as alternâncias e modificar o documento do carro, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), incluindo no campo de observações do cadastro a altura da nova suspensão, medida do solo ao farol do veículo.

 

Entenda que, mesmo portando a documentação legalizada, a grande parte das empresas de seguro não cobre os prejuízos de veículos rebaixados. Mais um pretexto para “pegar leve”.
Cogita fazer outras modificações no carro? É importante ler as resoluções de número 291 e 292 de 29/08/2008 as quais discorrem especificadamente das alternâncias.

O QUE ASSEGURA A LEI acerca da suspensão de carro?

lei-suspensao-carro Modificada no ano de 2014, a resolução 479/2014 modifica o artigo 6º da resolução 292/2008, a qual reprovava o emprego de suspensões com regulagem de estatura, bastante em razão dos caminhoneiros os quais baixavam as suspensões da frente do caminhão para adquirirem o aspecto de nome “verdureiros”.
Com a atual resolução, o que entrou em acordo foi que para os veículos que tiverem alteração na suspensão, deve haver observação no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) informando a atual altura do automóvel, medida do chão ao ponto do farol baixo (original) do automóvel.
Inclusive consistem as exceções de que:

 

    • Os automóveis devem ter peso bruto total de até três toneladas e meia;

 

    • A altura mínima de rodagem (medida do solo até o ponto mais baixo do chassi) deverá ser de dez centímetros;

 

    • O agrupamento de rodas e pneus não pode tocar em nenhuma pedaço da carroceria ao longo do esterçamento.

 

Mesmo com a mudança do artigo 6º da lei, o artigo 8º da mesma lei não foi alterado e impede:

 

    • Uso de rodas ou pneus os quais excedam os limites externos dos para-lamas do automóvel;

 

    • Extensão ou diminuição do diâmetro externo do grupo pneu/roda;

 

    • Mudança das propriedades originais das molas do veículo, inserção, isenção ou modificação de dispositivos da suspensão.

 

 

MOLAS ESPORTIVAS: Uma solução

Como tratado anteriormente nesse texto, ainda que seja uma prática habitual, rebaixar o automóvel requer uma sucessão de responsabilidades para realizar a mudança obedecendo a legislação e manter a segurança.
Tendo em conta os prós e ônus de cada uma das probabilidades de uso, as molas esportivas são as mais sugeridas, já que possuem o menor custo entre as alternativas que são capazes de ser legalizadas e possuem fabricação com as características distintas para o tipo do automóvel, o que assegura segurança à você e seu automóvel.

Suspensões de carro a ar Castor

A Castor é uma autoridade no que se refere a suspensões. A empresa fornece vários tipos de kits de acordo com a essencialidade de instalação do seu carro.
Entre seus itens de suspensão a ar, podemos achar:

 

    • Amortecedores, Bloco/Válvulas Solenóides

 

    • Bolsas de Ar

 

    • Compressores

 

    • Controladores

 

    • Filtro de Ar

 

    • Grife e Acessórios

 

    • Mangueira/Conexões

 

    • Manômetros

 

    • Borda de Eixo

 

    • Proteção Elétrica

 

    • Reservatorio de Ar

 

    • Base de Cilindro

 

    • Licença e Atualizações

 

Você é capaz de entrar em contato com a Castor no endereço, por meio do celular e whatsapp e/ou pelo website da loja.

Veja como definir a suspensão de carro ideal
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